Dona Ana

No dia 13 de dezembro de 1916, em Montes Claros – MG nascia Ana Alves, minha bisavó.
Nesse final de semana fizemos uma festinha para comemorar seus 94 anos. Família reunida, conversas, risos, comida, bebida e ela lá, sentada só olhando cada um ali presente.
Apesar da sua deficiência auditiva, ela consegue captar cada olhar, cada expressão, cada palavra não dita e percebe como ninguém o que acontece a sua volta.
Uma mulher que se casou muito cedo, teve 12 filhos(2 casais de gêmeos). Viu 2 filhos morrerem ainda bebês. Viu outros morrerem adultos, dentre eles seus irmãos, alguns filhos e até netos. Ela nasceu no meio da primeira guerra mundial, viu a segunda acontecer, mas teve em sua vida a maior batalha de todas.
Apesar de todas as tragédias, ela sempre se manteve firme. Hoje pode se orgulhar de ter algumas dezenas de descendentes e de todos eles serem pessoas descentes, trabalhadoras e dignas, como ela ensinou, apesar de nem saber ler.
Tenho bem claro em minha mente, o dia em que fui dizer a ela que tinha me separado. Foi um momento bem difícil, pois todos ficavam me questionando o por que, sem entender o que tinha ocorrido. Ela foi a primeira pessoa que me disse: “Filho, se está acontecendo tudo isso, pode ficar tranquilo que é pro seu bem. Só vá se cuidar que logo tudo isso vai passar e você vai ficar bem melhor do que estava”. Fiquei emocionado ao ouvir isso dela, mas não me surpreendi, por que apesar da idade ela sempre foi a pessoa mais sensata em todas as situações, o que me faz admirá-la ainda mais.
Logo após cantarmos parabéns em sua festinha, ela fez um discurso emocionado, dizendo o quanto amava cada um ali presente e de como estava feliz.
Vó, nós é que  temos a grande felicidade de tê-la em nossas vidas. O amor, admiração e respeito que temos pela senhora não dá pra medir.
Meu muito obrigado e parabéns!

Explore posts in the same categories: Uncategorized

2 Comentários em “Dona Ana”

  1. Karina Says:

    Que graça Anderson! Sem dúvida, são esses momentos que fazem a diferença na nossa vida! Nada em questão a bens materiais supera o privilégio que vocês tiveram em presenciar esse momento.
    Obrigada por compartilhá-lo conosco!


Deixe um comentário